quinta-feira, novembro 30, 2006

O manueluisgouchómetro

Outro dia, houve alguém que declarou que cada um de nós tinha um pouco de Manuel Luís Goucha dentro de si. Num ápice, esmurrei essa pessoa com violência e silenciei-a para sempre. Esse alguém chegou mesmo a sugerir a invenção de um aparelho medidor de manueluisgouchice em nós: o manueluisgouchómetro. Eu, da minha parte, violentei essa pessoa porque não admito qualquer parcela de manueluisgouchismo na minha pessoa.
E porquê? Porque eu sou adepto da teoria que Manuel Luís Goucha, o autêntico, está amarrado e amordaçado nas caves dos estúdios da TVI. Onde está aquele senhor de bigode hirsuto e olhar altruísta que nos quis encher de saúde ao ensinar-nos a confeccionar saborosos doces sem açúcar? Onde está o simpático e extrovertido anfitrião que abria os braços a milhares de donas de casa, todos os dias na sua Praça da Alegria na RTP1? Não está! Não está porque foi raptado por Manuela Moura Guedes e seus comparças de modo a arruinar de vez a grande fonte de audiências do canal rival na altura. Prenderam o pobre Manuel Luís, retiraram-lhe amostras de cabelo, dentes e unhas, mediram-no da cabeça aos pés e contruiram um robô coberto de silicone e pintado a aerógrafo, igualzinho ao modelo original. O canal do estado teve então de se contentar com Jorge Gabriel enquanto este não se torna definitivamente treinador de futebol e patrão máximo da equipa principal do Sporting (MEU DEUS QUE CHEGUE DEPRESSA O DIA!!!). Ora, este novo Manuel Luís Goucha foi programado para ser tudo o que o outro era mas elevado à máxima potência: nos gestos, no cabelo, nos óculos e nas roupas. Arruinou-se assim a imagem de um homem que era minimamente sério. Hoje, quando se pensa em Manuel Luís Goucha pensa-se num tipo já entradote com cabelo pseudo-fashion, uns óculo de massa gigantescos e uma fatiota colorida provavelmente produzida a partir de uma toalha de mesa com motivos natalícios, que se bamboleia aos guinchos à frente das câmaras enquanto anuncia a próxima banda de música popular ligeira.
E vem aquela outra pessoa apregoar a invenção de um manueluisgouchómetro para medir a parcela desta personagem em cada um de nós... É preciso atrevimento!

1 comentário:

Anónimo disse...

Que estranho .. não falaste nos picos a azedo do Manuel. Como é possivel fazer um critica ao apresentador versão Fernando Pessoa, e não dizer que o homem sofre de PDA ou Piso Irregular..
Vejo que não entraste na vida pessoal do senhor, o que também acho bem .. pois esse pessoal das revistas cor-de-rosa que falem nisso
(Para quando o ImaginArte ligado a essas revistas??? .. GRANDE LOLOL)
Bom post :D
Mima