quarta-feira, dezembro 13, 2006

Se eu fosse ditador... (homenagem a Ricardo Reis)

Amigo Reis, não sei quanto a ti mas se eu fosse ditador a realidade não seria muito diferente que esta visão que tive. Eu às vezes tenho visões, devo ser especial, algum tipo de profeta ou assim... ou então sou mesmo alcoólico.


Um dia de manhã levanto-me da cama. Saio de casa. Há um buraco no passeio.
Vermelho como um tomate, berro histericamente:
- ENTÃO MAS NINGUÉM VÊ ESTA POUCA VERGONHA?!!
As pessoas páram atordoadas e há quem pergunte:
- Oh André, não se enerve. Deseja que ligue para a Junta?
Ordeno eu a berrar:
- QUAL JUNTA QUAL QUÊ?!! EU QUERO AQUI, AMANHÃ, É O CARMONA DE JOELHOS A ENCHER ISTO DE ALCATRÃO!!!

No dia seguinte, saio de casa e lá está Carmona a fazer o que eu ordenei. Dou-lhe uma palmada na cabeça e berro-lhe ao ouvido:
- MUITO BEM, MEU MENINO!!! QUERO ISSO PRONTO ANTES DO MEIO-DIA!!!
- Está bem, está bem, André. - diz Carmona, submisso e a tremer.
É então que reparo nas pedras da calçada que estão fora do sítio e berro novamente:
- AMANHÃ QUERO AQUI O PRIMEIRO MINISTRO A ALINHAR AS PEDRAS NO SEU MELHOR FATO DA ARMANI!!! DE JOELHOS!!!

Ao terceiro dia deparo-me com Carmona e Sócrates a trabalhar com afinco.
- Decidi aproveitar e alcatroar esta estrada toda, André. Não se enerve, está bem? - Carmona justifica a demora na conclusão da obra.
- ESTÁ BEM!!! - berro eu.
Dou uma palmada na cabeça de Sócrates e berro-lhe ao ouvido:
- QUERO ISSO PRONTO ANTES DO MEIO-DIA!!!

Ao quarto dia, saio de casa satisfeito. A rua está bonita e limpinha, parece nova. É nesse momento que reparo que a fachada do meu prédio precisa de uma pintura nova. Quando me preparo para berrar, um dos transeuntes diz, receoso:
- O presidente da república já vem a caminho com dois baldes de tinta, André. Não se enerve.
Eu deixo passar...

Ao quinto dia, saio cedo e já está Cavaco Silva pendurado nos andaimes a dar a primeira demão. Deixo-lhe uma sandes de mortadela e uma média cá em baixo para o pequeno almoço e vou-me à vida.

Ao sexto dia, ainda está ele a dar a primeira demão. Atiro-lhe um a pedra e berro:
- ENTÃO ISSO É PARA ESTE SÉCULO OU NÃO?!! NEM ESTOU A VER ESSE FATO MACACO MANCHADO, MEU CALINAS!!!
- Oh André, desculpe. Não se enerve. - suplica Cavaco Silva, do cimo dos andaimes - É que eu já tenho idade e sozinho não consigo. Só se pedir à minha esposa que me venha carregar os baldes cá para cima... o André é que sabe...
Berrei então:
- CHAMA-SE MAS É O KOFI ANNAN PARA TE DAR UMA MÃOZINHA!!! ESSE TAMBÉM É UMA RICA PRENDA!!!
E alguém se encarrega de telefonar para a sede da ONU a mandar vir o homem.

Ao sétimo dia, saio de casa e lá estão os dois a dar no duro. Penso para mim que uma fachada pintada de novo está mesmo a pedir janelas novas. Porque sou um bom ditador e não quero sobrecarregar os meus escravos, ordeno que chamem W. Bush.
- ELE QUE PONHA CAIXILHARIA DE ALUMÍNIO!!! - berro eu.

Ao oitavo dia, Cavaco Silva e Kofi Annan despedem-se de mim com variadas vénias, deixando Bush a trabalhar nas janelas.

Ao nono dia, prego-lhe uma palmada na cabeça com força extra e berro-lhe em bom português:
- VAMOS LÁ A ANDAR, MEU MENINO!!! VÊ LÁ SE QUERES QUE TE PONHA NO MEIO DE UM COMÍCIO DO BLOCO DE ESQUERDA COM UMA CRUZ SUÁSTICA PINTADA NA TESTA!!!
Ao ouvir estas palavras incentivadoras, o presidente dos Estados Unidos triplica os esforços. Sou mesmo um líder nato.

Ao décimo dia, deixo-me ficar a descansar sentadinho numa espreguiçadeira, na varanda da minha casa. Beberico um Tequilla Sunrise, com direito a enfeites e tudo, e abstraio-me dos nervos da semana. A vida é mesmo boa.

3 comentários:

jlmonteiro disse...

Eu cá se fosse um ditador fazia detonar meia dúzia de bombas nucleares em órbita geo-sincrónica com os Estados Unidos. A descarga electromagnética resultante criaria uma muito satisfatória redução daquela canalha - com aviões a cairem, equipamento médico a dar o pio, reactores nucleares a ficarem subitamente sem controle informático para impedir a fusão do núcleo... Depois isolava o continente, para que ninguém saisse nem entrasse.

Era uma boa prenda de Natal para im povo que tanto fez pela humanidade.

Anónimo disse...

Epah .. eu se fosse ditador .. quem estou eu a enganar .. não conseguia ser ditador .. O André já é um ditador tão bom .. como comseguiria eu superá-Lo
Este post está lindo .. a segui ao artoon do Diplodocus, é o meu post favorito
grande grande postagem
H-M

Anónimo disse...

Se eu fosse ditador o André seria o meu conselheiro. Bom post camarada amigo!

Ricardo Reis